Marketing digital jurídico sem ferir o Código de Ética da OAB

A internet é uma ferramenta poderosa de comunicação e disseminação de idéias. Todos os setores industriais, comerciais e de serviços exploram cada vez mais as oportunidades apresentadas por esta ferramenta. Para escritórios de advocacia, esta modalidade se denomina marketing digital jurídico, e pode mudar a forma com que sua banca é vista por seus potenciais clientes.

A grande maioria das bancas de advogados brasileiras e advogados autônomos não se apresenta de forma eficaz na Internet. A maioria nem sequer aparece nos meios digitais, e os poucos que investem, o fazem de forma rasa e sem estratégia. Muitos acreditam que estar nos meios digitais é possuir um site estático que apresenta, como se fosse um folder digitalizado, o ramo de atuação e o histórico da equipe.

Estar na internet vai muito além disso. Existem ferramentas de marketing muito poderosas para advogados. Marketing de conteúdo, redes sociais, podcasts, artigos jurídicos são algumas delas.

 

Mas como aumentar a relevância do seu escritório ou atividade autônoma sem descumprir o Código da OAB?

 

Pesquisas realizadas pela SmartBuzz demonstraram que grande parcela destes advogados ainda não se firmaram na internet por medo de ferir o Código de Ética da OAB. A grande notícia é que você pode fazer marketing na internet sem ferir o Código de Ética.

O código permite a comunicação pela internet, emails, sites, blogs e redes sociais. No âmbito de marketing offline ficam liberadas as revistas, jornais, boletins e outros meios de imprensa escrita. Fique atento pois o código proíbe a publicidade em rádio, televisão, outdoors, placas luminosas e qualquer tipo de publicidade em vias públicas. É isto mesmo: Não vale entregar panfletos no centro da cidade!!!

Separamos alguns artigos importantes do código para facilitar sua incursão no mundo do marketing jurídico:

Art. 41. As colunas que o advogado mantiver nos meios de comunicação social ou os textos que por meio deles divulgar não deverão induzir o leitor a litigar nem promover, dessa forma, captação de clientela.

Art. 42. É vedado ao advogado:
I – responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social;
II – debater, em qualquer meio de comunicação, causa sob o patrocínio de outro advogado;
III – abordar tema de modo a comprometer a dignidade da profissão e da instituição que o congrega;
IV – divulgar ou deixar que sejam divulgadas listas de clientes e demandas;
V – insinuar-se para reportagens e declarações públicas.

Art. 46, respeitando a seguinte diretriz: A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.

 

E quando o leitor já é meu cliente?

 

Você pode se relacionar com seus clientes divulgando o conteúdo postado em blogs e redes sociais via emails e newsletters. A interação nas redes sociais é importantíssima e uma peça chave da estratégia de marketing, porém devemos ficar atentos ao artigo 42. Seus clientes podem receber boletins sobre seu escritório, mensagens de felicitações e mensagens de final de ano. A OAB permite que seu cliente esteja sempre em contato com seu cliente. Ações repetias e contínuas de marketing garantem a relevância de seu escritório e são PERMITIDAS pela OAB!

 

Como posso atrair novos clientes pela internet?

 

Todos os cidadãos buscam diariamente informações jurídicas e indicações de escritórios de advocacia por meio das buscas do Google e das redes sociais mais importantes como Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube. Investir na presença online é tão importante como investir na sua imagem pessoal e nas instalações físicas de seu escritório. O Marketing de Conteúdo jurídico é uma maneira espetacular de atrair novos clientes e gerar relevância para seu escritório. E sempre é bom lembrar: É permitido pela OAB.

Investir recursos na produção de conteúdo relevante através de teses, notícias e artigos jurídicos é extremamente necessário para manter a visibilidade de sua empresa no meio digital.

Adriano é publicitário e diretor de Estratégia de Marketing da SmartBuzz. Com experiência iniciada em marketing offline há 18 anos, viveu o nascimento das vertentes digitais e inovadoras do marketing e hoje é um grande defensor de ferramentas digitais para execução de marketing e comunicação.

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