Marketing de Conteúdo Jurídico

O Marketing de Conteúdo ganhou força nos últimos anos com a necessidade das empresas se posicionarem melhor nos mecanismos de busca da internet. Esta vertente se tornou uma demanda decorrente de ações de SEO, que consiste em preparar um conjunto de estratégias para melhorar a visibilidade de uma marca na internet. As técnicas de SEO são assuntos para outro post que faremos no site. Pois bem, mas o que é o Marketing de Conteúdo Jurídico e como ele pode ajudar seu escritório a obter mais relevância?

O Marketing de Conteúdo Jurídico no cenário atual

Uma banca de advogados possui um capital valioso de conhecimento que deve ser utilizado em prol do marketing e da comunicação. Produzir e espalhar conteúdo relevante por meio de artigos, palestras, aulas é a maneira mais eficaz de elevar o nome do profissional ou de seu escritório ao status de referência sobre determinado assunto que escreve. FazerMarketing de Conteúdo Jurídico para advogados é uma estratégia que demanda muita dedicação, se torna eficaz de médio a longo prazo e tem resultados extremamente valiosos. Em outras palavras, o esforço vale a pena.

marketing de conteúdo jurídico

Grandes escritórios já se utilizam do Marketing de Conteúdo Jurídico

O conteúdo jurídico criado e distribuído pela internet e outras publicações, sempre levando em conta o Código de Ética de Disciplina da OAB, quando relevante e de teor qualificado, tem um alto fator de disseminação uma vez que a informação nos dias atuais corre em velocidades estratosféricas. Além da importância da velocidade devemos considerar o volume de público impactado por este conteúdo, uma vez que o compartilhamento de informações nos meios digitais alcança números expressivos. O compartilhamento de conteúdo é a principal técnica usada para maximizar a exposição da presença digital de uma empresa.

 

Como produzir conteúdo de qualidade?

Existem diversas técnicas para alcançar este objetivo e, embora envolva certas variáveis que impactam diretamente na percepção da qualidade do conteúdo por parte de quem está lendo, é relativamente fácil quando você ou sua empresa estão assessorados por empresas especializadas em guiar a forma com que o conteúdo deve ser escrito. O primeiro passo é analisar profundamente qual o público que se quer atingir, uma vez que a qualidade deste conteúdo só será percebida se o teor estiver conectado com os interesses de grupo de leitores. A linguagem, a profundidade da peça e o perfil de quem recebe a mensagem também são detalhes importantíssimos.

O fator mais importante a se levar em conta para uma estratégia vencedora de Marketing de Conteúdo Jurídico é estabelecer com precisão a linha editorial no qual este material deverá se embasar. A informação exposta deve ser instrutiva de acordo com a demanda de interesse do público e deve ter extrema relevância ao mercado do qual sua empresa participa. O erro que mais se encontra em ações descoordenadas de conteúdo jurídico são as peças que se limitam a enaltecer a qualidade do escritório e a qualidade dos seus serviços prestados. Este tipo de comunicação é ineficaz, não há interesse do público e acaba não oferecendo benefício algum para o leitor e seus resultados são praticamente nulos e, às vezes, até joga contra o objetivo proposto.

 

Por que advogados devem investir em Marketing de Conteúdo Jurídico?

Conteúdo é um valioso representante do capital intelectual das bancas de advogados e trazem relevância para sua existência. Além disso viabiliza o objetivo maior e mais importante de qualquer ação de comunicação de qualquer que seja o segmento de mercado: influenciar na decisão de compra de clientes em potencial. Nas relações corporativas este processo de decisão é invariavelmente longo e demorado. Com conteúdo de qualidade gerando mais relevância para sua prática de advocacia, o ciclo pode ser encurtado e ocorre a potencialização das oportunidades de negócio, trazendo clientes de perfil mais rentável.

Você pode me dizer: Amigo, ninguém contrata um advogado pela internet. Nosso mercado é baseado em indicação e boca-a-boca! – A contratação obviamente é muito improvável de acontecer pela internet, mas com certeza absoluta, nos dias de hoje quando alguém recebe uma indicação de algum serviço, é extremamente usual fazer uma checagem da estrutura e relevância do prestador de serviço na internet. É aquela famosa máxima em ação: quem não está na internet não existe.

É exatamente por este motivo que o conceito de Marketing de Conteúdo se encaixa perfeitamente com o mercado jurídico, uma vez que o compartilhamento de conteúdo de qualidade, que seja instrutivo e relevante, entrega ao mercado e aos leitores que são potenciais clientes, uma demonstração clara e comprobatória acerca da capacidade da banca ou advogado autônomo que o produziu. As ferramentas de comunicação na internet e a prática de marketing de conteúdo deve ser cuidadosamente selecionada para o meio jurídico devido às rígidas normas que dizem respeito à comercialização de serviços e prospecção de clientes impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB.

Adriano é publicitário e diretor de Estratégia de Marketing da SmartBuzz. Com experiência iniciada em marketing offline há 18 anos, viveu o nascimento das vertentes digitais e inovadoras do marketing e hoje é um grande defensor de ferramentas digitais para execução de marketing e comunicação.

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