7 erros de marketing que prejudicam seu escritório de advocacia

Com certeza, mesmo que involuntariamente, seu escritório já colocou em prática alguma ação de marketing. As bancas que não possuem especialistas internos ou empresas contratadas para cuidar desta importante área, podem até conseguir desenvolver algumas estratégias, mas têm grandes chances de cometer erros substanciais que podem invalidar todo o esforço investido em poucos minutos. Neste post você vai conhecer os 7 erros de marketing que prejudicam seu escritório.

1) Possuir um site não adaptado a celulares e tablets

Hoje em dia, mais de 60% de toda as conexões de acesso à internet, parte de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Os usuários da rede de computadores passam muito mais tempo em dispositivos com mobilidade do que em computadores de mesa ou laptops. De olho nesta tendência natural de mobilidade, o gigante das pesquisas Google alterou seu algoritmo de classificação de sites de modo a favorecer os sites e conteúdos que estão preparados para serem exibidos com mais qualidade em dispositivos móveis. Em outras palavras: Os sites que se adaptam melhor ao conceito de usabilidade de dispositivos móveis aparecem no topo da pesquisa daquele determinado assunto. Os sites responsivos podem oferecer um layout diferenciado quando o acesso é feito via celulares e tablets, viabilizando que o texto seja melhor compreendido e os links sejam mais fáceis de clicar.

2) Não possuir um site

Existe um erro mais grave do que não possuir um site que funcione bem em celulares: É não possuir um site! Mas como? Em 2016 ainda existe empresa ou profissional que não tenha site? Uma grande parcela dos escritórios e advogados autônomos não possuem um website profissional no Brasil. Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos, mesmo com a publicidade em rádio e TV liberada, estima-se que 88% das bancas e advogados praticantes, possuem um website. A exploração eficiente do meio digital coloca o advogado no comando de suas estratégias de marketing. O site hoje deve ser o coração dos seus esforços de Marketing e em 2016 esta estratégia deve ser prioridade para todos os advogados e escritórios de advocacia que ainda não tem um site profissional.

Quem não está na internet, não existe! E mesmo que você seja apresentado por alguém em um evento ou reunião de negócios, seu potencial cliente irá buscar referências e estudar sua estrutura pela internet. Se você não estiver lá, e de uma forma profissional, os riscos de ter sua imagem enfraquecida é muito grande.

3) Focar o marketing em público indiscriminado

Se você está fazendo marketing por conta própria, certifique-se de que todo o material e conteúdo que você produz, seja para seu site, blog, newsletter por email ou folder informativo, seja o mais direcionado possível ao cliente. Escreva conteúdo que seu cliente precise, o que ele queira encontrar no seu site, e mostre intrinsecamente o que ele pode ganhar ao contratar você. Conteúdos que dão certo são aqueles que mostram problemas que seu potencial cliente tenha e possivelmente nem saiba disso. Indique soluções e fale menos sobre o escitório.

O Marketing de Conteúdo jurídico pode ser feito por qualquer advogado, mas tem um efeito super potencializado se desenvolvido por empresas especializadas. Procure investir seus esforços em conteúdos vencedores, feitos sob medida para seu público alvo.

4) Usar contas de email gratuitas no meio profissional

Não existe profissionalismo nenhum em uma conta de email do Gmail, Yahoo ou qualquer outra dessas gratuitas. Escritórios e advogados devem transmitir uma imagem de estrutura e profissionalismo. Possuir contas gratuitas podem indicar que o advogado não leva seus negócios a sério e que tem uma estrutura quase inexistente. Isto pode afastar potenciais clientes, que com certeza já se atentam a pequenos detalhes como este. A economia em um domínio próprio para seu escritório, pode minar sua credibilidade e reduzir substancialmente sua capacidade de conquistar clientes.

5) Não investir em foto e redação de biografia profissionais

Uma foto de qualidade, bem produzida e bem iluminada transmite muitas coisas boas sobre você e seu escritório. Seu cliente precisa perceber que você é um profissional confiante, instruído, acessível e cuidadoso com sua imagem profissional. Com uma foto caseira, dificilmente você passará está imagem. Aliada a uma imagem bem feita, o texto de sua biografia deve ser voltado a ajudar o potencial cliente a tomar a decisão de contratar seu escritório. Não abuse do juridiquês e demonstre que você e sua banca tem plena satisfação e qualidade em atuar em determinada área de especialização. Compartilhar seus esforços para se manter atualizado também é uma estratégia importante.

6) Deixar de fazer networking

As atividades de networking são essenciais para o sucesso de qualquer escritório de advocacia. É preciso se dedicar continuamente à formação de relacionamento com possíveis clientes e também com possíveis fontes de referência. Fontes de referência podem ser quaisquer clientes, outros advogados e organizações com as quais o advogado se envolve. A melhor maneira de fazer networking atualmente é fazer uso das redes sociais. Mas pior do que não estar presente nas redes sociais, é deixar os perfis abandonados. Isto pode demonstrar que o advogado não está preocupado em interagir com seus clientes e potenciais clientes.

7) Utilizar cartões de visita e papelaria “feitos em casa”

Como no caso da fotografia, um cartão de visita feito de forma amadora, sem qualidade, também reflete pouco caso com o “serviço bem-feito”. Além disso, o cartão de visita é, frequentemente, um elemento na criação de primeiras impressões. Seu material de escritório também deve ser alinhado com toda sua comunicação visual, sinalização interna do escritório e fachadas prediais.

Adriano é publicitário e diretor de Estratégia de Marketing da SmartBuzz. Com experiência iniciada em marketing offline há 18 anos, viveu o nascimento das vertentes digitais e inovadoras do marketing e hoje é um grande defensor de ferramentas digitais para execução de marketing e comunicação.

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