6 Dicas de Marketing para Escritórios de Advocacia

Vamos entender este post como uma espécie de pro-bono de marketing. Um pouco de informação gratuita sempre é bem vinda. Vamos revelar 6 dicas de ouro para você melhorar o marketing de seu escritório ou mesmo seu marketing pessoal se você pratica advocacia autônoma. No decorrer deste post você vai entender a importância do marketing para escritórios de advocacia. Num momento conturbado como o que o país atravessa é preciso sempre estar a frente da concorrência e a melhor maneira de atingir este objetivo é investir em marketing. Mas atenção: quando escolher uma empresa de comunicação para te ajudar nesta empreitada, dê preferência às que trabalham alinhadas ao Código de Ética e Disciplina da OAB. Faça marketing jurídico legal!

 

1) Conheça seu público e concorrência

Pode parecer mais do mesmo, mas esta dica é muito importante para você se destacar no seu mercado. Quando nos informamos sobre os perfis e personas de consumo que constituem nosso público alvo, traçamos toda a base que fundamentará as escolhas para a estatégia a seguir. Conhecer faixa etária, classe econômica, sexo e renda de nosso público é imprescindível para acertar o alvo. Quase todas as etapas de planejamento de marketing serão impactadas por esta tarefa inicial. É importante, também, conhecer um pouco mais das ações que seu concorrente está desenvolvendo. Se seu escritório atua em diversas áreas e mercados, é interessante traçar um mapa para cada tipo de público que seu escritório enxerga como potencial.

 

2) Planeje sua atuação de marketing

O plano de marketing, para qualquer segmento de negócio incluisive a advocacia, é tão importante quanto um plano tributário ou um plano de negócios. Com base nas informações coletadas na dica anterior, você deve traçar um plano que analise quais fatores internos e externos podem beneficiar ou atrapalhar o andamento das operações comerciais de seu escritório e começar a estipular estratégias que se desdobrem em ações coordenadas e parametrizadas em um cronograma. Vou te dar um exemplo que pode ilustrar a importância de um planejamento prévio e efetivo de marketing para escritórios de advocacia: Vamos supor que seu escritório trabalha na área tributária e hipotéticamente uma lei que altera aliquotas de certas taxas vá passar a ter validade no mes de Uutubro. Se você se antecipar e começar a informar o mercado de potenciais clientes e até os clientes atuais que não estão gerando faturamento, de que esta lei irá influenciar nas contas das empresas, quando Outubro chegar você terá uma vantagem competitiva para captar estes clientes, pois seu escritório se tornou relevante no assunto.

 

3) Invista em Comunicação

Para que as pessoas consumam os serviços prestados pelo seu escritório, é necessário primeiramente que elas saibam da sua existência. Assim, a comunicação torna-se uma ferramenta primordial. Site, presença em redes sociais, informativos digitais, produção de artigos e participação em eventos são somente alguns exemplos de meios de comunicação. Mas é primordial que a escolha do meio leve em conta o público e as normas do Código de Ética e o Estatuto da OAB para ser plenamente eficaz e dentro das regras permitidas para a atividade jurídica. A era do boca-a-boca morreu. As pessoas até buscam referência no âmbito do seu círculo social, mas confirmam a relevância da indicação em diversos meios de comunicação.

 

4) Você PRECISA estar presente na internet

A web é uma ótima ferramenta, pois possui inúmeras vantagens. A primeira delas é o baixo investimento requerido. Fazer e manter um site e ter contas ativas em redes sociais possui um custo reduzido, além de elas terem amplo alcance. Uma segunda vantagem pode ser encontrada na consolidação da imagem do seu escritório, que com o investimento e estratégia certos – um blog atualizado constantemente e com conteúdo de qualidade, por exemplo – pode tornar-se referência muito mais rapidamente na web do que no mercado físico. Internet tem a velocidade de disseminação multiplicada por mil, por dez mil… enfim, a gente costuma dizer que a internet representa o infinito.

 

5) Faça marketing jurídico legal. Não esqueça do Código de Ética

O que mais se encontra hoje em dia são empresas oferecendo soluções de marketing digital para escritórios de advocacia e para advogados. Procure certificar-se de que este fornecedor realmente conheça o que pode e o que não pode ser feito no âmbito da publicidade jurídica. Prefira empresas que estão alinhadas aos artigos do Código de Ética. Não é necessário que a empresa seja exclusivamente uma agência de marketing jurídico, mas que possua pelo menos um departamento especializado em seu mercado.

 

6) Invista na imagem de seu escritório

O sucesso de um escritório engloba muito mais que a qualidade de seus serviços e atendimento, pois a imagem é fundamental. Toda a empresa ou escritório só é referência no mercado quando o consumidor a reconhece imediatamente através seu logotipo. Assim, ele deve ser cuidadosamente planejado e executado, seja em sua criação ou em sua remodelação. E não para por ai. Seu escritório precisa de material personalizado para sustentar sua estrutura e sua marca no mercado. Imprima folhas de petição timbradas, envelopes personalizados com sua marca, cartões de visitas refinados e de bom gosto. Quanto mais sua marca aparecer no mercado que você trabalha, maior a chance de você ser lembrado. Mas cuidado com os “meninos da gráfica” – design é coisa séria e deve captar a essência de seu escritório. Procure contratar empresas sérias e especializadas em branding de empresas para trabalhar na imagem de seu escritório.

Adriano é publicitário e diretor de Estratégia de Marketing da SmartBuzz. Com experiência iniciada em marketing offline há 18 anos, viveu o nascimento das vertentes digitais e inovadoras do marketing e hoje é um grande defensor de ferramentas digitais para execução de marketing e comunicação.

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